Biblioteca

Artur De Almeida Rezende Filho

Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho

Pioneirismo e Excelência em Homeopatia na América Latina

A Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho, da Associação Paulista de Homeopatia (APH), foi fundada em 1936 como resposta à crescente necessidade de acesso à informação científica e técnica em Homeopatia no Brasil e América Latina. Destinada a subsidiar os processos de tomada de decisão de gestores e profissionais da área de saúde, sua importância transcende fronteiras geográficas.

O acesso à biblioteca é livre para os sócios da APH, bem como para docentes e discentes de qualquer instituição. Seu acervo, vasto e especializado, apoia o ensino e a pesquisa em Homeopatia em diversas especialidades da área de saúde, incluindo Medicina, Veterinária, Farmácia, Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas, e Odontologia.

Com mais de 4.500 volumes de livros, 8.300 artigos científicos de periódicos nacionais e internacionais, além de monografias do curso de especialização, fitas de vídeo de congressos, palestras e aulas, e obras em formatos não convencionais, a biblioteca atende às demandas de informação dos seus usuários. O serviço de empréstimo de livros está disponível para sócios e alunos da APH.

Além disso, a biblioteca desempenha um papel crucial na coordenação, operação, manutenção e atualização do HOMEOINDEX, uma base de dados da literatura técnico-científica nacional e internacional especializada na área da Medicina Homeopática. Utilizando a metodologia LILACS, essa base de dados oferece um vasto repositório de informações para profissionais e pesquisadores interessados na Homeopatia.

Clique no botão abaixo e conheça a base de dados HOMEOINDEX

volumes de livros
0 +

Nossos valores

Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho:

  • Criação da Biblioteca da Associação Paulista de Homeopatia pelo Dr Artur de Almeida Rezende Filho em 1936.
  • Em 1988, a biblioteca foi renomeada como “Biblioteca Dr. Artur de Almeida Rezende Filho”.

Missão

Promover o acesso à informação científica e técnica em Homeopatia.

Apoiar o ensino, a pesquisa e a prática da Homeopatia em diversas especialidades da área de saúde.

Valores

Excelência: Compromisso com a qualidade na disponibilização e atualização da informação em Homeopatia. Acesso: Garantir a acessibilidade aos recursos de informação para todos os interessados na área. Colaboração: Promover parcerias e colaborações para fortalecer o acesso à informação em Homeopatia. Inovação: Buscar constantemente formas inovadoras de promover o conhecimento e a pesquisa na área da Homeopatia.

Objetivos

Oferecer um acervo vasto e especializado, incluindo livros, artigos científicos, monografias e recursos audiovisuais, para atender às demandas de informação dos usuários. Facilitar o acesso à informação através de serviços como empréstimo de livros, disponível para sócios e alunos da Associação Paulista de Homeopatia (APH). Coordenar, operar, manter e atualizar o HOMEOINDEX, uma base de dados da literatura técnico-científica nacional e internacional especializada em Medicina Homeopática, utilizando a metodologia LILACS.

Serviços

Conheça os serviços oferecidos pela Biblioteca para nossos associados

Assistência na Localização de Materiais

Orientação na Utilização de Recursos de Pesquisa

Assistência na Formulação de Perguntas de Pesquisa

Serviços de Referência Virtual

Consultas Individuais

Serviços de Digitalização

(Apenas artigos científicos)

Serviços Digitais

Catálogo On-line

O Sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração entre bibliotecas é uma rede de informação aberta que interliga a Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho as demais instituições federadas de homeopatia do Brasil, visando a disseminação e acesso a seus acervos. Através desse sistema é possível consultar e reservar as obras disponíveis nas bibliotecas cadastradas. (Sócios e alunos).