História da Homeopatia

Homeopatia é Medicina. Só que uma Medicina um pouco diferente…
Ela foi criada e desenvolvida pelo médico alemão Christiano Frederico Samuel Hahnemann, há quase 200 anos.

Inconformado com os métodos terapêuticos agressivos empregados naquela época, sem nenhuma base científica e incapazes de proporcionar saúde aos doentes, Hahnemann abandonou o exercício da medicina após 10 anos de carreira e passou a viver de traduções, por ser um profundo conhecedor de vários idiomas. Foi traduzindo uma matéria médica sobre uma substância chamada China (Chinchona), usada para curar a malária, e discordando das explicações sobre os seus efeitos, é que ele teve a idéia e a iniciativa de experimentar essa substância em si mesmo. Assim, descobriu qualidades curativas da China e comprovou a lei de cura pelos semelhantes, já descrita por Hipócrates, o “Pai da Medicina”. Foi então que Hahnemann elaborou o Organon da Arte de Curar, livro onde se encontram registradas as bases de sua Arte Médica, um sistema terapêutico mundialmente reconhecido.

A homeopatia é, portanto, uma ciência que surgiu da observação de fatos. Essa forma de tratamento colabora com as vias naturais de cura do organismo e baseia-se numa lei da natureza, denominada Lei dos Semelhantes.

A prática homeopática chegou ao Brasil no dia 21 de novembro de 1840, graças ao médico francês Jules Benoit Mure. Nesta data se comemora, no País, o “Dia da Homeopatia”.

Tags :

Compartilhe:

Últimas notícias