Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de Homeopatia é uma publicação fundada em 1936 para difundir contribuições relacionadas com Homeopatia e áreas afins. Comemorando seus 70 anos de existência, a partir deste volume será publicada online, por acesso aberto, a fim de facilitar ainda mais o acesso ao saber construído nesta área de estudos médico-científicos.

Revista de Homeopatia publica contribuições relacionadas com: 1) Clínica Homeopática; 2) Farmácia Homeopática; 3) Pesquisa multidisciplinar em Homeopatia; 4) Contribuições de revisão, atualização e história; 5) Resenhas de livros; 6) Resumos de dissertações e teses; 7) Notícias; 8) Cartas aos Editores.

As contribuições deverão ser originais, vale dizer, não publicadas nem enviadas a outras publicações para avaliação. No entanto, contribuições baseadas em comunicações apresentadas em reuniões científicas (inclusive quando publicadas em anais) serão consideradas.

Revista de Homeopatia acompanha as diretrizes sugeridas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE, Vancouver), recomenda-se consultá-las (www.icmje.org)

Revista de Homeopatia é de acesso livre irrestrito. Autores não são exigidos qualquer pagamento pela edição, publicação e envio das contribuições. Leitores não devem fazer qualquer pagamento para acessar os artigos, nem sequer se registrar na Revista.

 

Políticas de Seção

Artigos Completos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de livros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Casos Clínicos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Especial: Evidências Científicas em Homeopatia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Special dossier: scientific evidences for homeopathy

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições publicadas em Revista de Homeopatia são previamente avaliadas pelos Editores e os Consultores da Revista.

Toda contribuição enviada é inicialmente avaliada pelo grupo de Editores, quanto a sua correspondência com o foco e escopo da Revista, assim como o cumprimento dos critérios de normalização.

Contribuições que correspondem ao foco e escopo da Revista e cumprem com os critérios de normalização são enviadas para avaliação quanto ao seu mérito cientifico para revisores, selecionados dentre os Consultores da Revista ou do cadastro de revisores ad hoc, em número e área de especialização adequados ao conteúdo da contribuição. Os revisores dispõem de uma ficha de análise especificamente gerada para este fim e assessoram os editores quanto à aceitação ou recusa das contribuições, assim como da necessidade de realizar modificações.

De posse do parecer dos revisores, o grupo de Editores decide pela aceitação ou recusa da contribuição, assim como da necessidade de realizar modificações. Uma contribuição pode retornar várias vezes ao(s) autor(es) para esclarecimentos, lembrando que a recusa pode acontecer em qualquer fase.

A decisão definitiva é tomada pelo grupo de Editores; os membros da Diretoria da Associação Paulista de Homeopatia não exercem qualquer intervenção em decisões editoriais.

O processo de análise é inteiramente anónimo a respeito da identidade de autores e revisores.

 

Periodicidade

Revista de Homeopatia é publicada semestralmente, em junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O acesso aos artigos é totalmente gratuíto. Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos. Não será solicitado aos leitores qualquer pagamento para acessar os artigos ou assinar a revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...