Estudo preliminar de assistência farmacêutica homeopática considerando perfil de usuários e descarte ambiental de resíduos farmacêuticos em Curitiba, Paraná

Javier Salvador Gamarra Junior, Solange Fiatkoski

Resumo


A homeopatia tornou-se especialidade médica em 1980 e farmacêutica em 1992, além de estar presente em outras áreas. Em 2006 foi inserida no Sistema Único de Saúde(SUS). É especialidade que aborda o indivíduo de modo integral, além de ter potencial para ser um modelo de saúde sustentável e de melhor custo-benefício frente à alopatia.

Este estudo objetivou analisar o perfil do usuário e da assistência farmacêutica homeopática em farmácias homeopáticas de Curitiba, Paraná, considerando:características e condutas do usuário; percepção do farmacêutico homeopata sobre sua ação na prestação deste serviço e aspectos de sustentabilidade.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Uniandrade (497/2012).

Foram aplicados questionários (outubro a dezembro de 2012) (questões abertas e fechadas) para usuários (n=37) (Us 1-Us 37) e farmacêuticos responsáveis técnicos (n=10) (F1 a F10). As farmácias homeopáticas (E1 a E10) foram escolhidas aleatoriamente. As questões para usuários abordaram o perfil socioeconômico, hábitos de consumo e descarte do medicamento homeopático; para farmacêuticos, percepção da assistência farmacêutica e conhecimento do medicamento.

Dos farmacêuticos (90% mulheres, 10% homens) a maioria afirmou tomar atitudes para resolver problemas e sente-se segura para discutir com médicos qualquer problema relacionado ao medicamento.

Quanto aos usuários houve predominância do sexo feminino (56%), faixa etária (18- 30 anos). Notou-se que a maioria iniciou o tratamento um ano antes, buscando principalmente qualidade de vida. É possível afirmar que muitos, mesmo fazendo uso do medicamento, não sabiam quais são os cuidados necessários e só recebem informações nas farmácias quando as solicitam. Constatou-se que os usuários entrevistados fazem descarte inadequado de resíduos farmacêuticos, (60% - lixo doméstico; 32% vaso sanitário/pia; 8% - postos de saúde).

Diante desse cenário, recomenda-se protocolo de aperfeiçoamento da assistência farmacêutica homeopática; campanhas de conscientização sobre descarte ambientalmente adequado e aprofundamento da investigação sobre possíveis contribuições da homeopatia para um modelo de serviço e de saúde sustentável.

Palavras-chave


Farmácia homeopática; Assistência farmacêutica homeopática; Perfil do usuário; Descarte ambiental de medicamentos

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Javier Salvador Gamarra Junior, Solange Fiatkoski

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.


ISSN: 2175-3105