A HOMEOPATIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE MEDICINA DO BRASIL

Gabriela G. do Espírito Santo, Fernanda P. Souza, Yuri S. Sakamoto, Larissa B. Ataídes, Mônica da C. Oliveira

Resumo


A homeopatia existe há mais de 200 anos, é especialidade médica brasileira reconhecida há cerca de 30 anos, sendo a 16° especialidade mais procurada no país [1], mas sua presença nas faculdades de medicina ainda é restrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Medicina [2] preconizam formação geral e humanística, focada no sujeito, estimulo a auto-observação, autocuidado e autonomia. Anexar matérias em homeopatia pode trazer outros benefícios: enriquecimento da relação médico/paciente, semiologia homeopática e compreensão da natureza biopsicoambiental [1]. O presente trabalho busca discutir a inserção de matérias sobre homeopatia nas faculdades brasileiras e explanar conceitos mais citados por estudantes de medicina. Através de revisão de artigos disponíveis nos bancos de dados eletrônicos BIREME e CAPES, com os descritores “Homeopatia”, “Ensino Médico”, “SUS” e “Estudantes de Medicina”, selecionou-se trabalhos sobre ensino da homeopatia nas faculdades de medicina do Brasil e reação dos discentes frente a essa racionalidade. Foram excluídosartigos referentes a discentes de outras áreas da saúde e outras práticas não convencionais. Pesquisa apontou que 64% dos estudantes referiram interesse na inserção como matéria obrigatória [3]. Souza et al. identificaram que, 93% dos estudantes do 2º ano apresentaram interesse na homeopatia mas, no decorrer do curso tal proporção se reduz [4]. Concepções como: não disponível nos serviços públicos de saúde, útil apenas em doenças crônicas ou psicossomáticas, tratamento demorado e susceptível ao efeito placebo [3] foram mencionadas.Portanto, os discentes demonstraram interesse no aprendizado sobre a homeopatia, revelando-se um terreno fértil, com possível mudança de paradigma e da hegemonia do modelo biomédico como o mais aplicado.

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Direitos autorais 2015 Gabriela G. do Espírito Santo, Fernanda P. Souza, Yuri S. Sakamoto, Larissa B. Ataídes, Mônica da C. Oliveira

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ISSN: 2175-3105