EDUCAÇÃO MÉDICA EM HOMEOPATIA

Marcus Zulian Teixeira

Resumo


Introdução: De forma alternada, complementar ou integrada ao modelo biomédico convencional, o emprego da medicina alternativa e complementar (CAM) vem aumentando substancialmente nas últimas décadas, sendo utilizadas em todos os países e por todas as camadas da população. Esse panorama exige do médico noções básicas dessas terapias, a fim de que possa orientar os pacientes que desejem utilizar tratamentos distintos dos que está habituado a prescrever [1-4]. Método: Com o intuito de dar continuidade ao debate sobre anecessidade de incorporação do ensino de CAM nas escolas de medicina, elaboramos esta revisão atualizada sobre a validade do ensino na graduação e na pós-graduação (residência), as atitudes da população e da classe médica, as iniciativas do ensino acadêmico em diversos países e os benefícios que o aprendizado destas terapêuticas pode trazer à população e à formação médica [5]. Resultados: Trazendo aos gestores do ensino médico algumas considerações levantadas pelo estudo, a homeopatia e a acupuntura deveriam estar inseridasno currículo de todas as faculdades de medicina brasileiras, na forma de disciplinas obrigatórias e eletivas. Essas mesmas disciplinas também poderiam ser disponibilizadas nos programas de pós-graduação e residência médica, assim como deveriam ser complementadas com ambulatórios e ligas acadêmicas, permitindo uma vivência clínica e terapêutica aos estudantes. De forma análoga à necessidade de um número expressivo de médicos homeopatas e acupunturistas para atuarem nas redes públicas e privadas de assistência,suficiente para responder à demanda reprimida de pacientes que buscam estas terapêuticas, professores e pesquisadores habilitados nessas áreas também deveriam fazer parte do corpo docente das faculdades de medicina, para que propostas de ensino, pesquisa e assistência possam ser elaboradas e viabilizadas. A união destes profissionais em departamentos específicos permitiria a troca de experiências e a execução dessas iniciativas. Conclusões:Traçando o panorama da educação médica em homeopatia, esperamos estimular a discussão sobre a importância das escolas médicas brasileiras em se adequarem às crescentes demandas nessa área, pois o ensino, a pesquisa e a assistência em homeopatia vêm ao encontro das necessidades da sociedade, que se interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Marcus Zulian Teixeira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.


ISSN: 2175-3105