Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise médico homeopática constitucional do personagem Riobaldo Tartarana, protagonista do romance de João Guimarães Rosa (GR), Grande Sertão Veredas. O método adotado foi empregado por Catherine R Coulter (CC) ao longo dos três volumes da sua obra Portraits of Homeopathic Medicines: Psychophysical Analyses of Selected Constitutional Types. Coulter, na sua metodologia de estudo da Matéria Médica Homeopática, parte de duas premissas: policrestos homeopáticos são verdadeiros arquétipos; grandes pintores retratistas (Lotto, Botticelli, da Vinci, Michelangelo e Rafael, entre outros) conseguiram expressar nas suas obras primas a essência da personalidade dos seus modelos. Para descrever o tipo constitucional de cada policresto CC ilustra sua interpretação com o exemplo de grandes personagens da história e da literatura. Grande
Sertão Veredas é um clássico da literatura brasileira, uma obra que inspirou diferentes versões para o teatro, series para TV, filmes de ficção e documentários, além de ensaios fotográficos, pinturas, gravuras e uma versão na forma de HQ.
O protagonista da história de GR é o jagunço Riobaldo Tartarana, trata-se de um sertanejo pouco letrado, mas detentor de uma profunda sabedoria atávica. Riobaldo conta a sua longa história para um visitante, que é apresentado ao leitor como um ouvinte culto. O cerne do dilema existencial do protagonista é a sua decisão de vender a alma para o demônio.
Esse estudo procura associar as características psíquicas essenciais do tipo constitucional Lycopodium às da personalidade de Riobaldo Tartarana. Segundo Coulter as características essenciais de Lycopodium são:
- A autoestima inabalável
- Sua fabulosa capacidade de adaptação
- Seu imperturbável distanciamento e objetividade
- Sua capacidade para iludir-se com relação a si mesmo