Com orgulho e alegria apresentamos o Volume 84, número 2, da “Revista de Homeopatia” da APH. Neste número trazemos um texto de Hahnemann inédito na língua portuguesa: “A Maravilhosa Concepção da Mão Humana”, monografia elaborada aos 20 anos de idade e que já nos dava pistas e indícios das características que viriam a florescer e se desenvolver em nosso autor.
Na sequência um trabalho importantíssimo, não seria exagero qualifica-lo de breakthrough, de autoria de Flavio Dantas, cujo titulo é: “Ensaios clínicos de pacientes únicos em homeopatia”. Nele, Dantas, didática e meticulosamente, demonstra como se pode montar um instrumento epidemiológico de pesquisa onde será possível aferir a eficácia e desfecho de um acompanhamento clínico com apenas um único paciente.
Em seguida dois artigos com reflexão epistemológica: o artigo de Rosana Nechar, “A Consulta Homeopática: Uma Reflexão Epistemológica”, e em seguida “Hahnemann, retrospectivo e prospectivo: que atualidade é essa?” deste editor.
Alguns artigos que aportam casos clínico como “Princípios de Hahnemann no tratamento de um quadro agudo: Relato de caso” por Rezende Abrahão e A Homeopatia na oncologia pediátrica: é possível? uma série de casos, por Bruno Coutinho de Oliveira. E uma revisão: Impacto da Homeopatia nos cursos de graduação em medicina: