Impacto da Homeopatia nos Cursos de Graduação em Medicina: Uma Revisão Sistemática
Revista de Homeopatia Volume 84 - Número 2
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Palavras-chave

Homeopatia
Educação de graduação em medicina
Brasil
mundo

Resumo

Introdução: Poucas faculdades de medicina oferecem a homeopatia em sua grade curricular. Objetivo: avaliar o impacto da inserção da homeopatia nos cursos de graduação em medicina. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática, descritores utilizados: education, medical, undergraduate; homeopathy; delimitando artigos entre 2000 e 2021. Critérios de inclusão: estudos que abordem a inserção da homeopatia na graduação médica. Critérios de exclusão: Estudos em línguas distintas da língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Resultados: Os estudos encontrados nessa revisão sistemática, mostram uma abertura dos estudantes em relação a homeopatia. As pesquisas realizadas na Inglaterra e Alemanha, demonstram que o estudo da homeopatia foi importante para a formação dos futuros médicos, podendo influenciar na sua atuação profissional no futuro na relação médico-paciente e modelo de consulta. Teixeira et al., corroboram com esse achado, pois traz que a homeopatia possui um aspecto humanístico inerente a sua semiologia, pois, é necessário e obrigatório que haja um relato espontâneo do paciente para que chegue na gênese do seu desequilíbrio, e, para tanto, é necessário que haja confiança mútua, principalmente do paciente, para que se sinta a vontade de relatar todos os aspectos da vida. Do mesmo modo, o médico precisa estar atento, com escuta ativa, para que identifique aspectos importantes da história e cuidar daquele sujeito. Conclusão: Ficou evidenciado a importância e o impacto do contato dos estudantes com a homeopatia durante a graduação, porém, salienta-se a necessidade de expansão nas pesquisas nessa área.

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