Resultados Terapêuticos da Homeopatia em Pacientes Suspeitos ou Confirmados de Covid-19: Um Estudo Longitudinal Prospectivo
Revista de Homeopatia Volume 84 - Número 2
PDF

Palavras-chave

pandemia
Sars-Cov2
Terapêutica Homeopática
gênero epidêmico
anosmia
estudo longitudinal

Resumo

A infecção humana causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) se disseminou em todo o mundo a partir de casos diagnosticados em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan (China). Foi declarada em 30 de janeiro de 2020 como emergência de saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), passando a ser considerada como pandemia em 11 de março de 2020 . No Brasil, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 26 de fevereiro, em São Paulo, disseminando-se depois para outras regiões . 

Diante da alta contagiosidade da doença e da ausência de vacina ou terapêutica antiviral efetiva e segura, foram adotadas medidas de prevenção primária, tendo ao mesmo tempo sido desenvolvida intensa busca por alternativas terapêuticas  com ação nas diversas fases da doença.  A primeira fase da doença se caracteriza por sintomas gerais resultantes da resposta orgânica à entrada e replicação viral no sistema respiratório, seguida de fenômenos inflamatórios pulmonares e, mais tardiamente, reações imunológicas desencadeadas pela tempestade de citocinas.

PDF