Peter Fisher : o melhor amigo inglês da homeopatia brasileira

Peter Antony Goodwin Fisher, ou mais simplesmente Peter Fisher como assinava em seus artigos, foi um dos mais completos médicos homeopatas contemporâneos. Graduado em Medicina na Universidade de Cambridge, assumiu muito jovem a liderança clínica e acadêmica do Royal London Homeopathic Hospital (RLHH), tendo sido seu diretor clínico e diretor de pesquisa. Atuou como médico homeopata da família real por 15 anos, e era coordenador do grupo de trabalho sobre homeopatia da OMS, além de seu membro consultor na área de Medicina Tradicional e Complementar.
Especializado em reumatologia e médico reumatologista honorário no King´s College, não se limitou a trabalhos apenas nessa área, tendo sido autor de destacados estudos nas mais diversas áreas do conhecimento homeopático, desde estudos com animais, patogenéticos, clínicos a estudos sociais, com uma aguçada sensibilidade humana e enorme competência. Por mais de 30 anos foi editor-chefe do British Homeopathic Journal (que passou depois a se chamar Homeopathy), a única publicação dedicada exclusivamente à homeopatia que foi indexada entre os periódicos da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, além de presidente da Faculdade de Homeopatia no Reino Unido.

Há mais de 30 anos mantinha um contato com a comunidade homeopática no Brasil, tendo comparecido generosamente a vários congressos brasileiros e aos simpósios nacionais de pesquisa institucional em homeopatia, estimulando e colaborando para a publicação de artigos brasileiros no Homeopathy. Sempre arrumou um espaço em sua agenda para vir ao Brasil, país que muito admirava. Era um amigo de todos os homeopatas brasileiros, solícito e pronto a colaborar, tendo me dado o privilégio de com ele conviver por 2 anos no RLHH e em diversas outras oportunidades, além da autoria conjunta em vários artigos. Por sua simplicidade, humildade, generosidade e conhecimento profundo em diversos campos do conhecimento humano, inclusive artístico, Peter será sempre recordado como um ser humano brilhante e compassivo, dotado de profundo conhecimento filosófico e respeito pelas causas ecológicas e em defesa da saúde humana.

Sua partida precoce e trágica do nosso convívio, aos 67 anos, atropelado por um caminhão bem próximo ao RLHH quando ia em sua bicicleta ao trabalho, deixa uma lacuna insanável para seus familiares e para a comunidade homeopática mundial. Descanse em paz amigo Peter, e que sua luz continue a iluminar os que aqui continuam no bom combate por uma saúde de melhor qualidade e que respeite a integralidade do ser humano, com amor, objetivo da homeopatia desde a sua criação.

 

Flávio Dantas

Tags :

Compartilhe: