Dr. Marcus Zulian Teixeira é Reconhecido Entre os Principais Cientistas do Mundo no Ranking da Stanford University (2024)

A Stanford University, em parceria com a Editora Elsevier BV, divulga, anualmente, o ranking com os cientistas mais citados (Top 2%) nas diversas áreas da pesquisa científica. O relatório é preparado por uma equipe de especialistas liderada pelo Prof. John Ioannidis, eminente professor e pesquisador da Universidade de Stanford. Clique aqui para acessar o relatório completo.

Pelo quarto ano (2020, 2021, 2023 e 2024), o Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira, médico homeopata e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), figura entre os 2% cientistas mais relevantes do mundo, segundo seu campo e subcampo de atuação, respectivamente (“General & Internal Medicine” / “Complementary & Alternative Medicine”). Uma honra e um reconhecimento de décadas de trabalho e dedicação pela ciência homeopática brasileira.

O Banco de dados, com mais de 100.000 cientistas, é criado para fornecer análises atualizadas e disponíveis ao público. Percentis específicos de campo e subárea são fornecidos para todos os cientistas com pelo menos 5 artigos. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Dados separados são mostrados para impacto “ao longo da carreira e “em ano único (ano recente). Os dados “ao longo da carreira” são atualizados até o final de 2023 e os dados do “ano recente” referem-se, atualmente, às citações recebidas durante o ano civil de 2023. Essa pesquisa usa o banco de dados Scopus fornecidos pela Elsevier por meio do International Center for the Study of Research (ICSR Lab).

A seleção é baseada nos 100.000 melhores cientistas por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil 2% ou superior no subcampo. A versão atual (7)(1) retrata o instantâneo de 1º de agosto de 2024 do banco de dados Scopus, atualizado até o final do ano de citação de 2023.

Na lista de 2024, nas duas classificações (“ao longo da carreira” e “em ano recente”, respectivamente), constam 1077 (1340) pesquisadores brasileiros, a maioria de universidades públicas, sendo 232 (249) pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). No subcampo de atuação “Complementary & Alternative Medicine”, que engloba homeopatia, acupuntura, fitoterapia e demais práticas integrativas, constam 291 (294) pesquisadores ao redor do mundo, sendo o Dr. Marcus Zulian Teixeira o único pesquisador brasileiro incluído em ambas classificações.

Aproveitando a divulgação desse ranking e seus pesquisadores, anunciamos a recente publicação da série trilíngue do e-book do Dr. Marcus Zulian Teixeira, “Homeopatia não é Efeito Placebo”: Comprovação das Evidências Científicas da Homeopatia, indexada e disponibilizada em diversas plataformas e formatos [Biblioteca Virtual em Saúde (e-book em PDF), Portal de Livros Abertos da USP (e-book em PDF) e Amazon (e-book em EPUB-Kindle)], assim como em importantes periódicos científicos.

***

Referência

(1) Ioannidis, John P.A. (2024), “August 2024 data-update for “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators””, Elsevier Data Repository, V7, https://doi.org/10.17632/btchxktzyw.7.

Marcus Zulian Teixeira*

*Médico homeopata, doutor em ciências médicas e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) / https://orcid.org/0000-0002-3338-8588

“Homeopatia não é Efeito Placebo”: Comprovação das Evidências Científicas da Homeopatia
Download
“Homeopathy is not Placebo Effect”: Proof of Scientific Evidence for Homeopathy
Download
“La Homeopatía no es Efecto Placebo”: Comprobación de las Evidencias Científicas en Homeopatía
Download

Tags :

Compartilhe: