live youtube

A Cura em Homeopatia

Que virtudes o ser humano deve cultivar?

  • Sabedoria, sentido de responsabilidade, benevolência (sentido de humanidade) e a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia).
  • Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

Confucio

Quando abordamos o tema curar em homeopatia temos que entender o que é a doença para a homeopatia.

Só podemos compreender o que é curar dentro da ciência homeopática quando pensamos sobre o efeito desta palavra à luz do entendimento vitalista Hannhemanniano.

O esforço de Hahnemann ao pensar, escrever e editar o Organon da Arte de Curar voltou-se completamente para uma nova concepção em medicina. Nova, porém antevista pelos antigos sábios, quando entendiam que saúde era a interação da mente e do corpo num estado harmônico.

Porém, Hahnemann caminha alguns passos adiante, pois o arcabouço teórico filosófico da homeopatia está fortemente assentado sobre a ideia de sentido de existência com finalidade espiritual – transcendência.

Hahnemann parte da ideia que cada organismo humano é habitado por um espírito racional, e que este espírito racional tem sua missão enquanto ser transcendente e, portanto, a saúde do organismo estaria a serviço deste mesmo espírito racional.

Por que espírito racional e não espírito emocional? Ou espírito afetivo?

Porque a relação com o bem é uma relação que pode ser construída pelo pensamento do que é lícito ou ilícito, ético ou não ético, egóico ou benevolente. Há o entendimento que podemos moldar a nossa essência espiritual pela compreensão e adesão ao Bem, o que estaria em perfeita consonância com o Livre Arbítrio. Este também era o pensamento de Sócrates, de Confúcio e de muitos filósofos que se debruçaram sobre a construção de um ser humano e uma sociedade ética, voltada ao bem.

Saúde sob a ótica Hahnemanniana é um estado que inclui sentido de existência, e este é um atributo do espírito e não da força vital.

Para Hahnemann a força vital poderia ser estimulada, poderia ser exaurida, desequilibrada, reequilibrada e também incrementada pela ação do magnetismo de pessoas fortes, saudáveis e compassivas.

Com este espectro de resposta da força vital temos que considerá-la dinâmica e entendê-la realmente como uma energia – especialmente quando Hahnemann descreve que um bom ser humano, vigoroso, compassivo e intencionado ao bem é capaz de exercer influência sobre a força vital de um moribundo debilitado, o que nos faz pensar em força eletromagnética.

No próximo dia 24 de abril estaremos avaliando as possibilidades de cura com a homeopatia.

Palestrante

Dra. Ângela Lanner Vieira

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), completou residência médica em medicina interna na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É especialista em Homeopatia, certificada pelo CFM e pelo Convênio CFM-AMB-AMHB, e foi orientada pelo Dr. Javier Gamarra em Curitiba. Dra. Ângela atua em clínica homeopática em Porto Alegre e tem vasta experiência em voluntariado, ensino e coordenação em Homeopatia. Foi presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira e coordenou várias iniciativas de pesquisa e educação em Homeopatia.

Apresentação

Dra. Andrea Santiago B. Herce

Médica formada pela Universidade Estadual do Pará. Ela completou residência em clínica médica na Casa de Saúde Santa Marcelina e uma residência em Dermatologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí, onde obteve o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atualmente, está cursando pós-graduação em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia.

Apoio:

Informações

APH – Associação Paulista de Homeopatia
Rua Dr. Diogo de Faria, 839 – São Paulo – SP
11 5579-1291
adm@aph.org.br

Tags :

Compartilhe: