Nota de repúdio

A Associação Paulista de Homeopatia vem a público trazer uma nota de repúdio para a Sra. Natalia Pasternak em função de afirmações recentes, falaciosas e descabidas, sobre a Homeopatia em artigo publicado em jornal e em inserções em programas televisivos. Nota-se que essa senhora fala superficialmente sobre um assunto que não domina quando afirma que a Homeopatia não considera as causas da doença, apenas sintomas. O próprio criador da Homeopatia no livro primordial “Organon da Arte de Curar”1 recomenda no parágrafo 5:

“No auxilio da cura servem ao médico os dados detalhados da causa ocasional mais provável da doença aguda, bem como os momentos mais significativos na história inteira da doença crônica, para encontrar a sua causa fundamental, na maioria dos casos devida a um miasma crônico (Obs.: patologia crônica). Ele deve considerar a constituição física do paciente (especialmente do paciente crônico), seu caráter normal e intelectual, suas ocupações, seu modo de vida e hábitos, suas condições sociais e domésticas, sua idade e função sexual etc.”

Também salienta na nota do parágrafo 7:

“Entende-se que todo médico inteligente afastará, primeiramente, a causa; assim, o mal-estar em geral cessa espontaneamente. Ele removerá do quarto flores cujo perfume forte provoca desmaio e acidentes histéricos; da córnea, o corpo estranho que causa inflamação do olho; de um membro ferido, retirará o aparelho muito apertado que ameaça causar gangrena, e aplicará um mais adequado; descobrirá a artéria ferida causadora do desmaio e fará ligaduras; procurará remover, pelo vômito, bagas de beladona ingeridas etc.; extrairá substâncias estranhas que tenham penetrado nos orifícios do corpo, triturará o cálculo vesical, abrirá o ânus imperfurado do neonato etc.”

Homeopatia é uma racionalidade médica, sempre ensinada para médicos e, dentro do ato médico, é necessário um diagnóstico clínico e o tratamento é de acordo com o diagnóstico pré-estabelecido. Utilizar-se de sintomas para a escolha de medicamento homeopático, não é a mesma coisa que tratar somente de sintomas, ou seja, é necessário tratar a patologia como destacado no parágrafo 5 do Organon acima descrito.

Outra afirmação dada por essa Sra. é que no processo de ultradiluições do medicamento homeopático o que sobra é só água. Mais uma vez se percebe que ela está desatualizada a respeito disso. Dezenas de estudos científicos sobre ultradiluições comprovam exatamente o contrário do que ela afirmou. Nas referências ao final, citamos alguns desses trabalhos científicos2,3,4,5. A título de exemplo, Luc Montagnier, virologista francês que ganhou o Prêmio Nobel em 2008 pela descoberta do vírus da AIDS e falecido no ano passado, em suas pesquisas experimentais realizadas com ultradiluições nos últimos anos de sua vida (e de muitos de seus colegas), verificou que os sinais eletromagnéticos do medicamento original permanecem na água e têm efeitos biológicos dramáticos6,7. Montagnier afirmava: “O que descobrimos é que o DNA produz mudanças estruturais na água, que persistem em diluições muito altas e que levam a sinais eletromagnéticos ressonantes que podemos medir. Nem todo DNA produz sinais que podemos detectar com nosso dispositivo. Os sinais de alta intensidade vêm de DNA bacteriano e viral.”

O que se percebe também, nestas inclusões na mídia, é o tom sensacionalista e preconceituoso oferecido pela Sra. Pasternak ao associar de forma sutil e leviana a morte de celebridades com o uso de medicamentos homeopáticos. E termina sua narrativa afirmando que a Homeopatia e outras práticas alternativas seguem iludindo, lucrando e matando. Em que estudos ela se baseia para tal afirmação? Tudo o que ela afirma não cita a referência para ser verificada.

O que mais assusta é a imprensa dar espaço para alguém que se auto titula cientista cujo currículo acadêmico é incompatível para tal. E a Sra. Pasternak se arvora na condição de palpitar sobre assuntos de saúde e medicina, não tendo sequer bacharelado em quaisquer dos ramos que compõem a ciência da saúde.

 

 

Referências:

1. HAHNEMANN S. Organon da Arte de Curar. [Organon Der Heilkunst] 6a. ed. Ribeirão Preto: Museu de Homeopatia Abraão Brickmann, 1995.

2. RAJENDRAN ES. An evaluation of Avogadro’s number in the light of HRTEM and EDS studies of high dilutions of Ferrum metallicum 6, 30, 200, 1M, 10M and 50Mc. Int J High Dilution Res. 2015;14(3): 3-9. 5

3. UPADYHAY RP, NAYAK C. Homeopathy emerging as nanomedicine. Int J High Dilution Res. 2011;10(37):299-310.

4. BHATTACHARYYA SS, DAS J, DAS S, et al. Rapid green synthesis of silver nanoparticles from silver nitrate by a homeopathic mother tincture Phytolacca decandra. Zhong Xi Yi Jie He Xue Bao. 2012;10(5): 546-54.

5. CHIKRAMANE PS, SURESH AK, BELLARE JR, and GOVIND S. Extreme homeopathic dilutions retain starting materials: A nanoparticulate perspective. Homeopathy. Volume 99, Issue 4, October 2010, 231-242.

6. MONTAGNIER L, AÏSSA J, FERRIS S, MONTAGNIER JC, LAVALLÉE C. Electromagnetic signals are produced by aqueous nanostructures derived from bacterial DNA sequences. Interdiscip Sci. 2009 Jun;1(2):81-90. DOI: 10.1007/s12539-009-0036-7. Epub 2009 Mar 4.

7. MONTAGNIER L, GIUDICE ED, AÏSSA J, LAVALLEE C, MOTSCHWILLER S, CAPOLUPO A, POLCARI A, ROMANO P, TEDESCHI A, VITIELLO G. Transduction of DNA information through water and electromagnetic waves. Electromagn Biol Med. 2015;34(2):106-12. DOI: 10.3109/15368378.2015.1036072.

 

Tags :

Compartilhe: