Conheça o trabalho da Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho

postado em: Informações | 2

Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho, grande profissional, destacou-se como pessoa de alto grau de humanidade, afetividade, generosidade, colo de mãe e atenção para com o próximo. É nossa eterna mentora.

gabriela-dorothy-carvalhoComo primeira cirurgiã-dentista homeopata do Brasil foi a grande idealizadora e coordenadora do primeiro curso de homeopatia para cirurgiões-dentistas na APH em 1988 (1ª turma), apoiada pela diretoria da instituição, cujo presidente, era o Dr. Nicola Tomazino.

Graduada pela USP, antes de ser homeopata e atuar na sua clínica diária com ortopedia funcional dos maxilares, teve como especialidade primeira a cirurgia bucomaxilofacial. Foi por muitos anos, assistente do exímio cirurgião bucomaxilofacial o Dr. Mário Graziani, que em 1940 fundou na Santa Casa de São Paulo o primeiro serviço de cirurgia bucomaxilofacial do Brasil.

A permanência da Dra, Gabriela na Santa Casa foi um marco para sua trajetória profissional. Na sua rotina, começou a observar e prestar atenção nos pacientes e aprender a respeito da Síndrome do Respirador Bucal e Amamentação, dando inicio assim, a sua visão e abordagem clínica e humanista bem diferenciadas, para mais tarde, e ao longo de sua vida, ser muito requisitada em todo o Brasil e no exterior, para proferir cursos e palestras, abordando também a homeopatia relacionada a seu trabalho.

É autora do livro “SOS Respirador Bucal” (ed. Lovise), com duas edições, publicou inúmeros artigos, foi orientadora de muitos trabalhos acadêmicos, tornando-se referência nacional e internacional nos temas Amamentação e Síndrome do Respirador Bucal e uma das fundadoras e estava como presidente da Associação Brasileira de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno – ABONAM. É bem raro na literatura achar um trabalho em que ela não seja citada quando os temas são os citados anteriormente. Sua trajetória valeu-lhe citações como referência nos Manuais de Amamentação do Ministério da Saúde.

Carismática e amorosa dedicou muitos anos de sua vida ao cuidado de seus pacientes. Dentistas, médicos, fonoaudiólogas e outros profissionais por todo o Brasil, aprenderam com a Dr. Gabriela a visão e abordagem humanistas para com o paciente bebê ou adulto.

Destacou-se como ardente defensora da amamentação exclusiva e não uso da chupeta e mamadeira em pró da saúde e qualidade de vida do ser humano.

Somos eternamente gratos a você, Dra. Gabriela, pelo seu legado. Que Deus a ilumine nossa sempre querida e amada professora.

 

Texto assinado pelo Dr. Amocimar Domiciano Cury – junho 2016.

2 Respostas

  1. Wagner Bellucco

    Realmente, uma figura cativante e dedicada ao trabalho de corrigir os problemas respiratórios resultantes da má oclusão da maxila e mandíbula, e implantação alterada dos dentes, e suas conseqüentes infecções respiratórias que mimetizavam quadros de medicamentos homeopáticos. Referência na OFM em São Paulo, deixou saudades desde sua recente partida do plano material.
    Dr. Wagner Bellucco

  2. Pessoa ímpar. Quem a conheceu sabe disso. Incansável e dedicada na arte de curar e ensinar. Conforme descreve o artigo, a Dra. Gabriela deixou um legado para a posteridade. Nossos votos que seus discípulos e alunos possam continuar este trabalho.

Deixe uma resposta